Ah, o Brasil… Terra de futebol, Carnaval, e agora, palco de uma batalha épica que poderia muito bem ser o enredo de um filme. De um lado, temos o bilionário “Melon Usk” (também conhecido como Elon Musk,), do outro, o imponente ministro Alexandre de Moraes, representando a ”Justiça brasileira” com toda a pompa e circunstância. Se você acha que já viu de tudo em termos de conflitos internacionais, prepare-se: este embate tem tudo para entrar nos anais da história.
Tudo começou quando o X, aquele antigo Twitter que resolveu mudar de nome para algo mais enigmático, fechou as portas no Brasil. Sim, em pleno de agosto de 2024, a plataforma anunciou o fechamento do escritório no país, alegando “exigências de censura” por parte do Ministro. Aparentemente, o ministro não gostou muito da ideia de deixar o ”X” fazer o que bem entende por aqui e começou a distribuir ordens judiciais como quem distribui memes no carnaval.
Um bom bilionario?!
E como todo bom bilionário que se preza, Musk decidiu que não estava para brincadeiras. Ao invés de enviar um representante para o Brasil para cumprir as ordens de Moraes, ele preferiu chamar o ministro de “cosplay de juiz” no próprio ”X”. Sim, ele fez isso. Afinal, por que resolver as coisas de forma diplomática quando você pode simplesmente jogar lenha na fogueira com um tweet inflamado?
Mas a história não para por aí. Como resposta ao desafio, Moraes dobrou a aposta e decidiu bloquear as contas da Starlink no Brasil, a empresa de internet espacial de Musk. Imagine só: você está tentando mandar satélites para o espaço e, de repente, tem suas contas bloqueadas por causa de um confronto com a Justiça brasileira! Parece enredo de filme, mas é apenas mais um dia na vida de Melon Usk.
Agora, enquanto o X segue operando de forma cambaleante – com instabilidade e tudo mais – os usuários brasileiros se perguntam: será que essa novela vai ter um final feliz, e amanha, teremos o tuite? A plataforma começou a falhar bem na hora em que o clima esquentou, com relatos de que os posts simplesmente não carregavam. Talvez seja um sinal dos deuses da tecnologia, sugerindo que todos nós devíamos fazer uma pausa, pegar uma pipoca e acompanhar essa guerra de titãs de camarote.
E falando em instabilidade, o Downdetector – aquele site que adora nos contar quando algo dá errado – registrou mais de 1,5 mil queixas de usuários reclamando que o feed não estava carregando. “Posts não estão sendo carregados. Tentar novamente”, era a mensagem que aparecia para muitos. Coincidência? Quem sabe. Mas o que sabemos é que o embate entre Moraes e Musk está longe de acabar.
Enquanto isso, o futuro da Starlink no Brasil parece tão nebuloso quanto a próxima ação de Musk. Ele já deixou claro que não está nem um pouco interessado em seguir as ordens de Moraes, mas será que o ministro vai apertar o botão vermelho e tirar o X do ar de vez? E o que será da Starlink, que já viu suas contas congeladas?
No meio de toda essa confusão, ficamos aqui, esperando o próximo capítulo dessa saga com ansiedade. Se essa história fosse um filme, certamente seria um daqueles épicos, com direito a batalhas judiciais, tweets inflamados, e quem sabe, até um foguete vindo em nossa direção. Por enquanto, só podemos esperar, torcer e, claro, continuar acompanhando essa guerra nas estrelas – ou seria nas redes sociais?